Inventora do formato MP3 encerra programa de licenciamento


Arquivos existentes não deixarão de funcionar, mas ação de fundação alemã sinaliza que MP3 simplesmente não é mais relevante.

É o começo do fim para o MP3, o formato de arquivo de música mais popular das últimas décadas. A Fraunhofer Institute for Integrated Circuits, fundação alemã que inventou o MP3, anunciou em 23 de abril que encerrou o programa de licenciamento do formato. O motivo: a expiração das últimas patentes.
Isso não significa que os arquivos existentes em MP3 deixarão de funcionar. Teoricamente, mais produtos, serviços e ferramentas poderiam surgir agora, já que não é mais necessário pagar pelas licenças.
A ação da Fraunhofer, na verdade, é simbólica e sinaliza o que os dados recentes sobre streaming já evidenciavam: o formato MP3 simplesmente não é mais relevante, para usuários e empresas.
De acordo com a Fraunhofer, hoje em dia a maioria dos serviços de mídia, como streaming e transmissões de TV e rádio, já usa outros formatos, como o AAC. "Eles conseguem oferecer mais recursos e uma maior qualidade de áudio mesmo em taxas de transmissões de dados menores em comparação com o MP3".

Meio que mais um dos formatos que a qualidade é similar ao ACC, o OGG. Quando ao converter para qualidade de 48kb/s, o som reproduzido parece ser de mp3 de qualidade de 193kb/s.

Whatsapp já mudou há muito tempo para formato OPUS, que deu mudança para uma boa qualidade de som, que desse para ouvir bem o que uma pessoa diz pela mensagem de voz.

Comentários

Popular Posts