10 módulos do Xposed para melhorar o seu Android
No passado já apresentei para vocês algumas ROMs customizadas. Muitos usuários, contudo, ainda têm dúvidas sobre o assunto: para que instalar uma ROM em seu smartphone e qual delas é a melhor para cada tipo de usuário? Preparei um guia que pretende responder a essas perguntas.
Por que uma ROM customizada?
Em primeiro lugar devo deixar claro que nem todo usuário precisa de uma ROM customizada, porém vale a pena se informar sobre todas as possibilidades das chamadas “community firmwares”. Vejo três aplicações para uma ROM customizada:
Atualizar um smartphone antigo
Muitos usuários conhecem esse problema: o smartphone acaba de completar um ano e já não existem mais updates de fábrica. Novas versões do Android não são interessantes apenas porque trazem novas funções, mas também porque corrigem erros de segurança. Uma outra vantagem reside no fato de que seu smartphone fica automaticamente mais rápido de novo, pois a ROM elimina o peso dos anexos do fabricante.
Um novo brinquedo para entusiastas
ROMs customizadas não apenas trazem a versão mais nova do Android para o seu smartphone, elas também oferecem diversas opções de configuração. As possibilidades de uma ROM customizada são, portanto, quase ilimitadas: temas, overclocking, etc.
Ideal para os puristas
Você comprou um smartphone porque gostou do hardware e do design, mas prefere o Android puro sem anexos do fabricante? E mais: acha melhor a aparência Nexus em vez do TouchWiz, Sense e companhia? As ROMs customizadas têm como base o “Android Open Source Project” (AOSP), ou seja, uma versão pura do Android, que em seguida é enriquecida com funções extras e com o driver apropriado pelas equipes por trás dos community firmwares.
A ROM certa para cada um
As ROMs customizadas podem ser encontradas aos montes na net, e nem sempre é fácil escolher a certa. Por isso, fiz uma pequena lista das melhores.
Para os iniciantes e práticos
O CyanogenMod é umas das ROMs customizadas mais populares, e não sem motivo: ela é rápida, estável e oferece muitas opções de personalização. As configurações são listadas de forma eficaz e em número moderado. Dessa forma, até mesmo os iniciantes conseguem ter uma visão geral e não se sentem sobrecarregados com tantas opções. Ideal, portanto, para o uso cotidiano.
Para os entusiastas e modders
Você muda constantemente a aparência da sua ROM e quer configurar até o mínimo detalhe? Então o AOKP é a sua ROM customizada. As opções de configuração são quase ilimitadas: da posição do relógio até as cores - cada detalhe, mesmo mínimo, pode ser configurado.
Para os versáteis
Você tem um smartphone mas prefere a interface de um tablet? Então dê uma olhada no Paranoid Android. Com essa ROM customizada, você pode mudar com um deslize o layout do Android e dos aplicativos. Outras configurações também estão disponíveis, como a transparência para a barra de status.
Para os incomuns
Você quer sair completamente do look Android e experimentar algo novo? O MIUI pode então ser a ROM customizada da sua escolha. A aparência se baseia no iOS, com símbolos grandes, brilho e colorido. Quem gosta de simplicidade deve procurar outra ROM, os outros irão gostar da aparência da MIUI.
Essa é obviamente uma pequena lista de ROMs customizadas, e lá fora há um oceano de outras opções. Qual delas você usa?
Comentários
Postar um comentário