Instalar jogos no cartão de memoria SD com Directory Bind






Deseja passar arquivos de dados de jogos, aplicativos grandes, etc para seu SD? Não consegue? Não gosta de link2sd ou ele não funciona em seu novo celular? Use o Directory Bind.


Aplicativo interessante para celulares que não oferecem meios nativos de mover dados para o SD, como Galaxy S3, RAZR, dentre outros, funciona que é uma beleza.

"Porque não usar o Link2SD?" 

Bom.. é uma preferência, para alguns e uma necessidade para outros, o link2SD não funciona direito nesses telefones novos, eu estou percebendo isso. 

Os usuários de galaxy S3, S4, RAZR, etc tem reportado a eficiência do Directory Bind bem maior que a do Link2SD. 


Requisitos: 

- Apenas Root. 
Como usar? 

Instale o aplicativo. 

Dê as devidas permissões de root e vá até configurações dele, verifique se está marcado como na imagem




Agora escolha o que deseja mover para o SD, por exemplo eu movi em meu razr i vários jogos para o SD, o razr I tem apenas 5GB de dados para o usuário apenas, e não da opção nativa de mover estes tipos de dados, como jogos por exemplo. Observem:









Usando directory bind você pode ter quantos aplicativosquiser, desde que seu SD suporte.

Tem dois jeitos de se usar o Directory Bind, 

1- Jeito prático, porém não recomendado, para este funcionar legal, você não poderá tirar seu cartão SD e também precisara de um cartão rápido, simplesmente consiste em bindar as pastas raiz, como data, android, OBB, fazendo isso lembre-se que haverão aplicativos que podem já acompanhar o telefone ou até mesmo aplicativos que não tem necessidade de ir para o SD, podendo ocasionar lentidão, mas é um método a ser considerado, pois é muito prático, dúvidas me perguntem pois não vou abordar esse modo aqui. 

2- Jeito recomendado e o qual eu explicarei abaixo, mas antes uma breve palinha de como o Directory Bind funciona: 

O Dir. Bind simplesmente binda entradas de um storage à outro, por exemplo. 

Se você tem a pasta Gameloft em seu SD interno, você bindando ela no Directory Bind, fará com que o seu sistema android enchergue a pasta Gameloft interna, como externa, bastando movê-la para lá e binda-lá. 

Mas para isso, você fará o seguinte, vou dar um exemplo, observem o jogo Real Racing 3, ele usa a seguinte pasta na memória interna, pode usar tanto computador ou apenas o android pra fazer este tutorial, eu faço no PC pois é mais rapido, mas no android tb é fácil de fazer.

XT890\SD card\Android\data\com.ea.games.r3_na > ocupando mais de 1GB de memória interna. 

Simplesmente você copiará o conteúdo desta pasta para um local exato no seu SD externo, preservando o caminho da pasta que você deseja transferir, exemplo. 

No meu cartão SD não tinha a pasta Android\data, eu criei na mão. Uma pasta android com outra Data, para ai sim copiar a pasta do real racing 3, entendeu? os caminhos devem ser iguais. 

Isto vale pra qualquer outro APP, ou seja, se a pasta for android/OBB/JOGO você deve criar a OBB. 

Se a pasta for Gameloft\games você deve criar as duas para então colocar o jogo, 

Entendeu a lógica? o caminho sempre deve ficar igual ao original. 

Agora um detalhe importante, continuando, você criou a pasta Android\Data em seu SD, e moveu a pasta do real racing pra lá, isso mesmo feito isso estamos quase terminando. 

Lembre-se no local original o qual você recortou a pasta do aplicativo nesse caso o real racing 3 deve conter uma pasta Real racing 3 com o mesmo nome anterior, só que vazia. 

Ou seja criei na data interna no mesmo local android\data\ uma pasta com nome idêntico ao anterior, mas ela deve estar vazia, neste caso a pasta vazia é a do exemplo com.ea.games.r3_na, mesmo nome só que vazia lembre-se disso é uma regra. 

Com as pastas em seus caminhos corretos e já devidamente com os dados também trocados e pasta vazia no sd interno original, pode abrir o Directory Bind e começar a bindar. 

Estas são as minhas bindagens e abaixo, eu configurando o Real Racing 3. 

Vá em Menu do app nos três pontinhos à direita, selecione Add new entry 







Agora, tem que escolher o caminho de origem e destino da pasta do aplicativo que desejar bindar, pode segurar o dedo emcima dos campos que ele abre para você escolher onde a pasta está, no Souce coloque o destino que realmente o app deve ficar (neste caso o SD externo), 

No Target, coloque o destino original que o app se encontra, porém com a pasta vazia (lembre-se). 


Neste caso o meu ficou assim


Bom, só precisa mesmo escolher o destino e source, agora pode dar ok, e após sair dessa tela, vai clicar no ícone de disquete ao lado do app que você bindou, ele deverá ficar verde, se ficar vermelho é porque você esqueceu de colocar alguma pasta no caminho correto. 

Deverá ficar assim 



É isso pessoal.. tando com bind feito é só abrir o jogo e pronto. 

Recomendo também fazer backups dos binds no menu como na imagem abaixo "backup database. 





Comentários

  1. É o seguinte eu gostei muito do seu post e tenho uma dúvida. Eu tenho um tablet navcity com Android 4.4 KitKat (sem root) e ele tem pouca memoria interna, ou seja, não dar pra instalar praticamente nada com menos de 1 GB disponível. Contudo eu tenho algumas datas de jogos legais salvas em meu pc. A pergunta é: Eu posso colocar essas datas em pastas criadas no SD externo ao invés de copiar do interno e criar essas mesmas pastas no SD interno e usar esse aplicativo? Será que a bindagem pode funcionar dessa forma no meu navcity?

    ResponderExcluir
  2. Boa noite...Tô com um problema. Eu fiz tudo passo a passo, Mais quando saio do directory Bind pra abrir o jogo ele pede pra baixar os recursos do jogo denovo. Notei que o icone de disquete desliga quando saio do app,eu clico ele fica verde (ligado).quando volto ele está cinza (desligado). Ai vou nas pastas e noto que os dados estao sendo movidos automaticamente para a pasta original. O que devo fazer?

    Desde já agradeço.

    ResponderExcluir
  3. O jogo ao qual me refiro no comentário acima é o Real Racing 3.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Popular Posts